quarta-feira, 16 de julho de 2014

A JÓIA








Foi quando fez quinze anos que a tia FlorBela lhe resolveu oferecer aquela jóia. Sempre lha vira poisada nas golas que lhe compunham o pescoço enrugado e flácido. Era pesada e algumas ficavam tão derreadas com o alfinete que se interrogava, muitas vezes, se a tia não teria nascido já com ele.
Quando, naquela tarde, o viu na mão estendida e trémula da tia e lhe ouviu as palavras, ela sentiu, na sua estrutura de adolescente, que a vida lhe iria ser diferente.
A seu lado, a mãe titubeou uma reverência e um "há de usá-lo sempre", que ela não compreendeu no meio da euforia que, conjuntamente com a das amigas, havia despenteado o jardim.

A vida correu, deixou de usar os soquetes brancos e deu por si enfiada num vestido de seda rosa, comprido, pronta para o seu baile de finalistas. Tinha desenhado ela mesmo o vestido, passara tardes na modista, entre provas e alinhavos e alfinetes e um "vire para aqui" e, "agora, vire para ali", "assim, assenta melhor mais larguito aqui no peito". 

O espelho de meio corpo devolvia-lhe uma imagem nova de que gostou. Imaginou-se Cinderela, rodopiou e sorriu feliz para a mãe que, de mão emocionada e trémula, lhe entregou o alfinete da tia FlorBela.
O sorriso desapareceu-lhe do rosto, pegou nele como se pegasse num bebé recém-nascido e, desajeitadamente receosa, colocou-o na alça esquerda do vestido.




(continua)


35 comentários:

  1. Lembrei-me de uns brincos de ouro com pedra azul que herdei de uma tia. Não os uso há muito tempo. Se calhar não tarda voltam a estar na moda. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Somos nós, Luísa, que fazemos a moda. Um post com os bricos! É só fotografá-los... :)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Gostei de te ler!
    Também tenho alguns,mas não são valiosos.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Se calhar esta jóia também o não era.

      Beijinho, Flor :)

      Eliminar
  3. Respostas

    1. Não sei, Rosa! Ainda não a vi! Do conjunto... só a saia do vestido :)

      Beijinho

      Eliminar
  4. Aguardo o efeito que a " jóia " teve no baile de finalista.

    beijinho minha amiga

    ResponderEliminar
  5. Fico a aguardar o efeito que a "jóia" teve no baile.
    beijinho minha amiga

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. E terá ela que, ao espelho, se viu Cinderela ido ao baile?

      Aguardemos. :)

      Beijinho, Fê

      Eliminar
  6. Nunca nenhuma tia me deu alguma coisa...:-))
    Muito bonito o teu relato.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Não me posso queixar, Laura. Uma tia quis oferecer-me um adereço de alfinete e brincos. Na altura, achei aquilo muito feio e pedi-lhe que me desse antes uma colcha que ela tinha do enxoval. Fiquei muito bem com a troca. :))

      Beijinho

      Eliminar
  7. Espero a continuação....


    Bons sonhos, ma belle :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Já estou a trabalhar nela. Mas, de uma coisita fica sabendo - ela não vai perder nenhum dos sapatos, que ao preço que eles estão... seria uma dor de alma. :))

      Beijinho,São, e bom fim de semana.

      Eliminar
  8. Respostas

    1. Não será antes que vão perdendo as pedras, Mar? :)

      Beijinho

      Eliminar
  9. Respostas


    1. Está bem, Pi! Mas tem um pouco de paciência, que a mãe dela ainda estava por se arranjar para o baile... e vai demorar ou não fosse ela mulher. :))

      Beijinho

      Eliminar
  10. Amiga:
    Venho me despedir, vou de férias que bem preciso :)
    Desejo-te também, se for caso disso, umas boas férias e que tudo corra bem para ti e para a tua filha.

    As melhoras e cuida de ti!

    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Boa noite,
    Existem jóias que não enganam.
    Dia feliz
    AG

    ResponderEliminar
  12. Porque adorei esta versão, aqui partilho consigo amiga!

    Beijinhos

    https://www.youtube.com/watch?v=HsloexP_l5k

    ResponderEliminar
  13. Só para deixar um abraço e dizer que estou à espera!

    ResponderEliminar
  14. Saudades minha amiga, estás bem?

    beijinho

    ResponderEliminar
  15. Querida amiga

    Às vezes as palavras
    se escondem em nossas vidas.
    Então,
    saímos em busca de inspiração
    nos lugares onde a amizade
    se faz preciosa,
    (lugares como este)
    pois são os amigos
    que guardam as melhores
    palavras de nossa vida,
    para nos devolver e inspirar
    quando estivermos distantes
    de nós mesmos...

    Obrigado por sua generosa amizade...

    ResponderEliminar
  16. Hoje venho desejar um Natal brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e completo de Paz
    Beijinhos

    ೋღღೋ FELIZ NATAL ೋღღೋ

    ResponderEliminar
  17. Só para desejar um Santo Natal


    Abraço muito grande

    ResponderEliminar
  18. Amiga, não me esqueci de ti, desejo-te um Feliz 2015 !
    Até sempre!

    beijinho

    ResponderEliminar
  19. Minha querida desejo um 2015 com tudo do melhor para ti e todos que te são queridos.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Não tenho sabido de ti. Editei (finalmente) o meu livro FEITIÇOS e que está a ser um sucesso.
    Está tudo bem contigo? Espero que sim!
    Um feliz 2015, mesmo em Grande!
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar